Decisão, olhando na direção certa.

20/02/2012 18:20

Decisão, olhando na direção certa.

2012-02-19 19:35

     Quando terminei o ensino médio me vi diante da difícil escolha de qual curso universitário seguir.
     Acredito que para tomar a decisão de qual curso escolher tive que encontrar em mim a resposta, daí mais uma vez o conselho escrito nos portais de Delfos ainda ser muito útil a atual "Conhece a ti mesmo".
    Buscar informações e levantar um perfil do curso e profissão são os primeiros passos, além de testes vocacionais no intuito de descobrir nosso próprio perfil e alinhá lo as opções que dispomos.
   Na realidade acredito que concluída a pesquisa e levantamento de informações, sempre devemos voltar para nosso interior buscando a razão que nos move ao tomar uma decisão. Encontrar para onde nosso vento interior sopra não só nesse momento decisório, mas na nossa vida torna se extremamente necessário. Trata se de decidir com uma responsabilidade que não pode ser repassada ou dividida, assumindo assim os riscos de algo que cabe somente a nós escolher.
     Ao dividir entre Humanas x Exatas e Biológicas ficou mais fácil, apesar de ainda não ser suficiente. Havia uma gama absurda para reduzir e optar, resolvi  acrescentar ainda mais critérios do que apenas gosto.
     Mercado, satisfação, área de atuação, como trabalhar e oportunidades de cursos em minha cidade tinham que ser levados em conta, mais uma vez precisei olhar em mim para decidir.
     Desde que consigo me lembrar as questões humanas me envolviam e me fascinavam. Quando criança assistia aos desenhos e filmes japoneses e eles me empolgavam justamente porque tratavam de amizade, honra, superação e motivação.
     A grande vitóriosa foi a administração, uma carreira que permitia exercer minha criatividade ao mesmo tempo que me desafiava a resolver problemas humanos. Motivação, superação, honra-ética (da qual muito precisamos) são temas correntes nas aulas e nas empresas. Vejo que ao se formar o profissional responsável pode contribuir e muito para resolução de diversas questões  de nossa sociedade.
     Tenho descoberto um curso amplo e um campo muito vasto de atuação, ao mesmo tempo que aprendo sobre administração tenho aprendido ainda mais sobre mim.
     Na busca pela carreira a primeira resposta que encontrei foi que conhecimento pessoal é requisito básico para qualquer grande decisão que iremos nos defrontar pela vida. A segunda foi que o curso universitário só amplia ainda mais as opções, se revelando um prazeroso início, uma aventura emocionante de descobertas para um horizonte sempre em expansão e limitado apenas pela nossa vontade.

 

Tópico: Decisão, olhando na direção certa.

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário